Armazenamento

As 5 melhores práticas de backup para um ambiente virtual

Por 25 de maio de 2021 Sem comentários

Quando se trata de fazer backup de máquinas virtuais as empresas precisam usar os pontos fortes da virtualização para maximizar a eficiência de backup e restauração. Também é preciso saber do que fazer backup e como fazê-lo.

Além disso, os times de TI não podem usar os mesmos princípios que usa em um ambiente físico tradicional para fazer backup de um ambiente virtual.

Destacamos a seguir cinco práticas recomendadas para a realização de backup de um ambiente virtual.

1.   Não faça backup de máquinas virtuais na camada de sistema operacional convidado

Com servidores tradicionais, você normalmente instala um agente de backup no sistema operacional convidado que o servidor de backup entra em contato quando precisa fazer backup dos dados no servidor.

Mas esse método não é eficiente em um ambiente virtual porque causa consumo desnecessário de recursos na máquina virtual (VM) que pode afetar seu desempenho, bem como o desempenho de outras VMs em execução no host.

Em vez disso, você deve fazer backup dos dados na camada de virtualização, isso significa usar backups em nível de imagem que fazem backup do grande arquivo. Vmdk sem envolver o sistema operacional convidado.

Para fazer isso, você deve usar um aplicativo de backup projetado para funcionar com virtualização e que possa fazer backup do disco virtual da VM diretamente, sem envolver o sistema operacional convidado ou o host.

Isso eliminará o consumo de recursos que normalmente ocorre ao fazer backup de uma VM na camada do sistema operacional convidado e garantirá que suas VMs obtenham todos os recursos de que precisam para suas cargas de trabalho.

2.   Desative aplicativos transacionais durante o processo de backup

Se você estiver fazendo backup de VMs que incluem aplicativos transacionais, como bancos de dados e servidores de e-mail, é essencial desativá-los para que estejam no estado adequado para o backup.

Esse tipo de estado de backup é chamado de backup consistente com o aplicativo – antes do processo começar, os aplicativos são pausados ​​para que qualquer gravação e transação pendentes possam ser gravadas no disco.

Isso garante que o servidor esteja no estado adequado para que nenhum dado seja perdido se uma recuperação da VM for necessária. Este tipo de backup funciona apenas com aplicativos que suportam especificamente pausar e gravar dados pendentes quando necessário.

3.   Não economize nos recursos de backup

Para garantir que você tenha as janelas de backup mais curtas possíveis, certifique-se de ter o hardware adequado para o seu servidor de backup para que ele não se torne um gargalo ao executar os backups.

Embora ter largura de banda de rede adequada seja fundamental para backups do vSphere, ter recursos de CPU e memória suficientes também é.

Seu servidor de backup está fazendo mais do que apenas mover dados de um servidor de origem para um dispositivo de armazenamento de destino – também está fazendo coisas como desduplicação e compactação de dados para ajudar a reduzir o tamanho dos conjuntos de backup.

Esses processos requerem muita CPU e memória para ajudar a acompanhar todos os dados que estão fluindo pelo servidor.

Certifique-se de seguir as recomendações de hardware do seu fornecedor de backup para o servidor de backup. Essa é uma área em que não custa dar ao servidor mais do que ele precisa. Os backups podem ficar muito lentos se o servidor de backup não tiver recursos adequados.

4.   Snapshots não são backups

Snapshots de máquina virtual nunca devem ser usados ​​como meio de backup primário. Os snapshots são OK para backups ad hoc de curto prazo de VMs, mas você incorre em penalidades ao usá-los.

Quando um snapshots é criado, todas as gravações no arquivo de disco da VM são desviadas para um novo arquivo de disco e o disco original torna-se somente leitura.

Os snapshots também ocupam espaço em disco adicional em seus armazenamentos de dados, cada um pode crescer até o tamanho do disco original. Se você ficar sem espaço em disco em seus armazenamentos de dados, todas as suas VMs serão encerradas.

Mesclar os dados do instantâneo de volta no disco original ao excluí-los também é uma operação de I/O pesada que pode afetar o desempenho das VMs.

Além disso, como os instantâneos estão criando novos discos virtuais vinculados ao original, alguns recursos podem não estar disponíveis. Isso também pode causar problemas com o mapeamento entre o disco original e seus instantâneos.

Use os instantâneos com moderação e exclua-os assim que não precisar mais deles.

5.   Agende seu backup com cuidado e teste

Os backups em um ambiente virtual podem esgotar os recursos devido à arquitetura de virtualização compartilhada. Como resultado, você deve planejar sua programação de backup e restauração para evitar colocar muito estresse concentrado em um único recurso.

Por exemplo, não faça backup de muitas VMs no mesmo host simultaneamente. Tente equilibrar sua programação de backup para equilibrar o uso de recursos, de forma que nenhum deles seja usado em demasia. Caso contrário, seus backups podem diminuir e degradar o desempenho de suas VMs.

Além das práticas descritas, é essencial fazer backup do banco de dados que contém todas as informações de configuração exclusivas do servidor. Isso inclui informações de configuração em clusters, pools de recursos, permissões, alarmes, dados de desempenho e muito mais.

Com um bom backup de banco de dados, você pode simplesmente reinstalar o gerenciador de ambiente virtual e apontá-lo para o banco de dados e você estará de volta com o seu ambiente virtual em funcionamento.

Além disso, certifique-se de fazer backup da pasta do certificado SSL (Secure Sockets Layer) localizada no diretório de dados do seu ambiente virtual. Ele contém os certificados SSL usados para se comunicar com segurança com hosts, bem como clientes.

Sobre a A4

No mercado de tecnologia desde 1999 a A4 Informática, oferece soluções completas em tecnologia. Ao longo deste período desenvolvemos um modelo de trabalho diferenciado, apostando na qualidade de produtos e serviços com alto valor agregado aos nossos clientes.

Nossos consultores são preparados para entender os objetivos da sua empresa e oferecer as melhores soluções em tecnologia que facilitarão o alcance dos resultados desejados.

Contamos com o mais alto nível de parceria com a Dell Technologies, oferecendo produtos e serviços que melhoram o desempenho e contribuem diretamente na inovação tecnológica das empresas.

Fale com nossos especialistas: https://a2infotech.com.br/orcamento-contato/

 

Deixe um comentário