Proteção de dados

Conheça as principais práticas recomendadas de backup para garantir a alta disponibilidade de sua empresa.

Por 22 de agosto de 2019 Sem comentários

São tantos produtos com foco em backup disponíveis no mercado hoje, que não há desculpa para não fazer backup de sistemas e dados. A chave para fazer todo esse trabalho é saber com que frequência você deve fazer backup de todos os seus dados, ou em outras palavras, como fazer a gestão do backup e garantir a alta disponibilidade?

Como você sabe, basicamente o principal objetivo do backup é fazer uma cópia segura de um sistema ou vários sistemas, dados e bancos de dados, arquivos de rede considerados críticos, em determinados intervalos de tempo para que sejam restaurados em momentos de emergência.

Lembrado deste conceito apresentado de forma simples, o objetivo do artigo é mostrar a importância de uma gestão eficiente de backup buscando garantir a alta disponibilidade e a proteção de dados.

Os motivos para uma gestão eficiente de backup

Os principais motivos para usar uma gestão eficiente de backup, o que inclui agendamento e procedimentos de backup são:

  • Recuperação de desastre. Recuperando e reiniciando sistemas críticos, máquinas virtuais (VMs), arquivos de dados e bancos de dados.
  • Recuperação de arquivos excluídos acidentalmente. Isso aconteceu com todos nós em algum momento e ajuda a ter uma rede de segurança no caso de arquivos de trabalho ou outros dados críticos serem apagados.
  • Impacto das atividades de backup nas atividades de produção. Um cronograma de backup pode ajudar a manter os sistemas de produção operando com desempenho máximo, com backups ocorrendo fora dos cronogramas de produção.

Práticas recomendadas de backup para garantir a alta disponibilidade

1.   Defina as prioridades sobre o que precisa estar no backup

Os proprietários do sistema devem especificar a frequência e o que precisa ser incluído no backup. Em muitos casos, os administradores fazem backup de tudo no ambiente de TI com frequência variável.

No entanto, cada organização deve considerar problemas como o custo dos backups e o impacto no desempenho do sistema. Pode fazer sentido replicar todo o sistema ou suas partes críticas para um meio de armazenamento alternativo e executar backups incrementais para esse sistema.

2.   Determine um local seguro onde será feito o backup dos sistemas e arquivos

Identifique se o backup será feito em um servidor no local, um dispositivo de armazenamento ou talvez um backup baseado em nuvem.

3.   Indique quem será o responsável pela realização de backups

As atividades do administrador de backup de dados devem ser controladas com base em discussões com o proprietário do sistema e o proprietário dos dados. Usuários individuais também podem fazer backup de seus próprios arquivos de dados, isso deve ser tratado pela política de TI para gerenciamento de dados.

4.   Estipule os prazos para backups com base na criticidade do negócio

Esta atividade tem vários componentes:

  • O sistema ou serviço que executa os backups;
  • A localização dos backups; por exemplo, no site ou remoto;
  • A hora do dia para realizar backups; e
  • O uso de sistemas de arquivos montados ou desmontados.

Os administradores de backup devem consultar os proprietários do sistema sobre esses critérios.

5.   Decida com que frequência os arquivos de backup são atualizados

Alguns arquivos são atualizados frequentemente durante um dia normal. Os administradores devem fazer o backup desses arquivos com mais frequência. Eles podem considerar, por exemplo, fazer backup no final de cada dia, considerando todas as revisões incrementais, para que um backup atualizado seja salvo.

Outras situações podem exigir o backup imediato das alterações, para que os arquivos estejam sempre atualizados. Outros arquivos podem não precisar de backup regularmente e, como tal, podem ser candidatos a armazenamento alternativo, como fita.

6.   Estabeleça e teste o processo de restauração de dados de backups

Os backups são criados para garantir que, se a restauração de um sistema ou dados for necessária, esses recursos serão tão atualizados quanto possível. Uma organização deve considerar a criticidade dos sistemas e arquivos neste ponto para que possa estabelecer a prioridade de backup e a prioridade da restauração. Você deve considerar esses elementos em seu agendamento de backup.

7.   Indique locais alternativos para que sistemas e dados possam ser restaurados

Em uma emergência, pode ser necessário restaurar sistemas ou dados para uma plataforma alternativa, ao contrário do sistema original. Essa é uma consideração importante para a recuperação de desastres.

A realização de backups é uma atividade crítica em TI, pois garante a disponibilidade de sistemas e dados críticos, especialmente em uma emergência. À medida que o número e a frequência dos backups aumentam, a necessidade de um cronograma de backup também aumenta.

Na sua opinião, qual é a parte mais difícil em um processo backup?

Temos um portfólio que atende nossos clientes de ponta-a-ponta. Desde computadores e PCs até soluções de infraestrutura em servidores, armazenamento e rede de alto valor agregado, garantindo alto desempenho e disponibilidade.

Entre em contato com a A4 informática e compartilhe suas opiniões e dúvidas com os nossos especialistas, eles estão prontos para responder às suas perguntas e ajudar no desenvolvimento de sua empresa, impactando positivamente na satisfação dos seus clientes.

Deixe um comentário