Armazenamento

Os principais benefícios de máquinas virtuais para os negócios e como gerenciá-las

Por 13 de abril de 2021 Sem comentários

A tecnologia de virtualização está se espalhando rapidamente e muitas empresas já possuem uma infraestrutura amplamente composta por máquinas virtuais, servidores e armazenamento.

Esse tipo de virtualização cria uma tecnologia chamada “gerenciador de máquina virtual” ou “hipervisor”, e deve ser monitorada e gerenciada pelos administradores de TI com bastante prioridade.

Na prática, gerenciar máquina virtual é algo que todos os administradores precisam considerar, além de tirar uma grande quantidade de trabalho dos ombros do time de TI, reduz o risco operacional e ajuda a resolver alguns dos desafios comuns que a virtualização apresenta.

A importância das máquinas virtuais e sua gestão

Basicamente, uma máquina virtual (VM) é uma instância abstrata de um sistema de computador capaz de agir como um computador físico real. Várias máquinas virtuais podem ser executadas separadamente em paralelo em um único dispositivo. Além da possibilidade de virtualizar servidores, aplicativos e vários outros componentes de TI.

As máquinas virtuais têm muitos usos. Por exemplo, as VMs podem ser usadas para alterar os sistemas operacionais, como usar um sistema operacional convidado do Windows em uma máquina host Mac OS.

Além disso, você também pode testar o software neste sistema operacional convidado que o sistema operacional host não pode usar ou testar programas em sistemas operacionais diferentes para garantir que funcionem da mesma forma em todos os sistemas operacionais.

As máquinas virtuais também podem ser usadas como buffers de segurança e para executar códigos maliciosos ou verificar arquivos suspeitos sem danificar outras partes do sistema.

O que é um Virtual Machine Manager?

A definição de “gerenciador de máquina virtual” pode ser um pouco ambígua, pois pode ser usada para se referir a diferentes partes de software.

Em alguns casos, alguns profissionais de TI usaram esse termo para se referir a um Hypervisors, que pode criar máquinas virtuais e alocar recursos de hardware para elas. Em muitos casos, um gerenciador de máquina virtual também se refere a uma ferramenta ou parte do software que gerencia seus hipervisores, máquinas virtuais ou ambiente virtual em geral.

Quando pensamos no tipo de ferramentas que os administradores precisam, monitores e programas de máquinas virtuais para monitorar o desempenho de seu ambiente virtual são extremamente vitais.

Os hypervisors ou os gerenciadores de máquina virtual podem virtualizar muitas partes diferentes de sua infraestrutura e sistemas, incluindo a criação de desktops virtuais, aplicativos, redes, armazenamento, servidores e até dados.

Um hipervisor é uma camada entre o hardware e suas máquinas virtuais ou entre seu sistema operacional host e as máquinas virtuais.

As empresas costumam usá-los para aumentar a capacidade de armazenamento sem a necessidade de comprar mais hardware ou para virtualizar desktops para que os funcionários possam acessar estações de trabalho padronizadas.

A virtualização da infraestrutura permite que os provedores de nuvem ofereçam infraestrutura como serviço, e os aplicativos virtualizados significam que você pode acessar o mesmo aplicativo em qualquer lugar, independentemente do dispositivo. O uso de hipervisores e tecnologia virtual é extremamente útil para indivíduos e empresas.

Por que gerenciar máquinas virtuais?

As máquinas virtuais precisam ser gerenciadas e monitoradas por vários motivos, incluindo:

Gestão de recursos

Primeiro, embora as máquinas virtuais ajam como se estivessem conectadas diretamente ao hardware do computador, elas não estão.

Às vezes, pode haver incompatibilidades entre o que a máquina virtual “pensa” que tem acesso e o que o hardware físico pode fornecer. Por exemplo, ao usar o provisionamento thin, o administrador pode fazer com que as máquinas virtuais pareçam ter acesso a mais recursos físicos do que os disponíveis no hardware físico.

Isso pode permitir que as máquinas virtuais funcionem com mais eficiência, mas você pode ter problemas com desempenho lento ou travamentos quando muitas máquinas virtuais exigem recursos que o hardware não pode fornecer.

Se uma de suas máquinas virtuais não funcionar corretamente ou foi infectada com malware, ela pode começar a consumir mais recursos do que o esperado e afetar outras máquinas virtuais como resultado.

O software de monitoramento pode detectar uma mudança rápida no desempenho, principalmente se uma máquina virtual começar rapidamente a consumir mais recursos do que deveria.

Configuração das máquinas virtuais

A configuração de suas máquinas virtuais pode ser alterada em vários momentos e você precisa sempre garantir que as alterações na configuração não quebrem ou afetem alguma outra coisa em seu ambiente.

Com a virtualização, as configurações das máquinas virtuais podem ser facilmente alteradas, o que significa que alguém pode alterar inadvertidamente uma configuração. O software de monitoramento pode alertá-lo sobre quaisquer alterações inesperadas e se uma alteração resultou em problemas de desempenho.

Também existem vários processos e operações que podem ocorrer no ambiente virtual, como migração ao vivo, backups, recuperação de desastres e mais.

O gerenciamento eficiente de uma arquitetura de máquinas virtuais

Os próprios hypervisors incluem ferramentas básicas de monitoramento e ferramentas de gerenciamento para ajudá-lo a interagir com a máquina virtual da máquina host, como sincronização de data e hora, integração com outro software de gerenciamento, configuração de acesso a recursos, etc.

Mesmo com as ferramentas incluídas em muitos hipervisores, você também precisa de ferramentas de gerenciamento de máquina virtual de terceiros para garantir que seu software de virtualização esteja funcionando corretamente.

Um gerenciador de máquina virtual, a exemplo das soluções VMware, devem ser integrados a sua infraestrutura de virtualização. O uso de um console de administrador do gerenciador de máquina virtual integrado ao seu hypervisor significa que você pode controlar facilmente todo o seu ambiente virtual.

No final do dia, você precisa garantir que tem um conjunto de práticas recomendadas claras para seguir em sua organização, bem como um bom entendimento de como as máquinas virtuais funcionam, por que você precisa monitorá-las e quais ferramentas você precisa para fazê-lo de forma eficiente e precisa.

Sobre a A4

No mercado de tecnologia desde 1999 a A4 Informática, oferece soluções completas em tecnologia. Ao longo deste período desenvolvemos um modelo de trabalho diferenciado, apostando na qualidade de produtos e serviços com alto valor agregado aos nossos clientes.

Nossos consultores são preparados para entender os objetivos da sua empresa e oferecer as melhores soluções em tecnologia que facilitarão o alcance dos resultados desejados.

Contamos com o mais alto nível de parceria com a Dell Technologies, oferecendo produtos e serviços que melhoram o desempenho e contribuem diretamente na inovação tecnológica das empresas.

Fale com nossos especialistas: https://a2infotech.com.br/orcamento-contato/

 

Deixe um comentário