Armazenamento

Prepare-se para desafios da Indústria 4.0 pela perspectiva do armazenamento de dados

Por 12 de setembro de 2019 Sem comentários

Misturando nuvem, big data, IoT, aprendizado de máquina e IA, a Indústria 4.0 apresenta uma combinação de elementos em uma plataforma muito mais interconectada do que as organizações de TI corporativas estavam acostumadas em eras tecnológicas anteriores.

A Indústria 4.0 se originou e se tornou popular na manufatura, mas muitos de seus conceitos se aplicam a outros segmentos e indústrias, incluindo operações de TI.

Como resultado, as equipes de tecnologia das empresas devem se preparar para alguns desafios em função deste novo paradigma da manufatura pela perspectiva do armazenamento de dados.

Portanto, prepare-se para os desafios da Indústria 4.0!

A inteligência da Indústria 4.0 começa pela Internet das Coisas

A indústria 4.0 promete fábricas inteligentes e outras infraestruturas físicas, graças em grande parte pela Internet das Coisas (IoT), especificamente para uso industrial.

Aqui está um dos desafios mais significativos da Indústria 4.0: o efeito da IoT em uma organização de TI corporativa não se limita apenas a algumas centenas de dispositivos que registram e enviam dados, mas a milhares ou mesmo milhões que se conectam a redes e geram Terabytes de dados.

Muitos especialistas acreditam que a centralização é o melhor método para lidar com os dados da IoT, mas a grande maioria é redundante, o que torna ineficaz uma abordagem de armazenamento de dados.

Para se ter uma ideia, um dispositivo de medição que declara que seus cálculos estão dentro dos limites normais cria dados desnecessários para a empresa armazenar. De forma a mostrar sua eficiência no armazenamento de dados, ela só deve coletar e arquivar dados se os cálculos estiverem com tendências anormais ou excederem os limites definidos.

Ou seja, para gerenciar volumes de dados associados a Indústria 4.0, os fabricantes de dispositivos devem criar inteligência no produto, permitindo que ele decida quais dados são importantes dentro do ciclo produtivo da organização.

Os departamentos de TI devem arquitetar sistemas para enviar dados de dispositivos e gateways para um ambiente de armazenamento e análise de dados focados na eficiência dos processos e armazenamento de dados e na otimização dos custos, e não adotar uma tecnologia apenas para se mostrar atualizado.

Aprendizado de máquina e IA devem tornar o processo inteligente

As equipes de TI podem frustrar outro grande desafio da Indústria 4.0: as operações baseadas em políticas.

O número de eventos que ocorrem em uma grande plataforma de IoT, mesmo após a sua otimização, excede os recursos de gerenciamento de qualquer administrador humano. Em vez disso, em um mundo da Indústria 4.0, os sistemas trabalham no contexto de resultados pré-definidos e exigidos, e aprendem e se adaptam a situações dinâmicas.

Com uma análise profunda, por meio de aprendizado de máquina ( ML ) e Inteligência Artificial (IA), demonstra-se aos especialistas como ajustar de maneira inteligente os parâmetros e a configuração do dispositivo para as variáveis ​​em operação.

O objetivo é otimizar a capacidade de armazenamento de dados da organização, ao mesmo tempo em que identifica e corrige rapidamente a causa raiz de gaps e grandes falhas.

Combine essa abordagem com a automação no gerenciamento de dispositivos para diminuir também os desafios de segurança . As organizações podem monitorar e reagir a ameaças de segurança, incluindo ataques de dia zero e tentativas de invasão.

A automação de gerenciamento de dispositivos também oferece à organização de TI a capacidade de reprogramar todo um processo em tempo real para reagir às dinâmicas de mercado que afetam os negócios e otimizando recursos sem afetar sua estrutura de armazenamento de dados.

Um desafio ainda maior na revolução da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 requer que as organizações de TI visualizem tudo na plataforma como sistemas de mesmo nível e as gerenciem como tal. Essa conceituação remove redes e operações separadas para IoT, dados e armazenamento.

Embora cada um desses elementos tenha seus próprios dispositivos e necessidades, cada um deve estar visível e gerenciável como uma única entidade.

À medida que essa mudança se espalha no processo de fabricação de outras indústrias, as organizações de TI devem se preparar e mitigar os desafios da Indústria 4.0.

Qualquer organização que queira operar com um sistema de informações de construção, ou mesmo monitorar e gerenciar uma propriedade complexa de sistemas de TI composta de servidores, PCs, armazenamento e equipamentos de rede, juntamente com dispositivos que vão de smartphones a impressoras, deve antecipar a explosão de dados que poderia caso contrário, afetaria negativamente as operação de TI e o restante das operações.

Além do armazenamento de dados, quais são as maiores preocupações da sua organização de TI sobre o Indústria 4.0?

Entre em contato com a A4 informática e compartilhe suas opiniões e dúvidas com os nossos especialistas, eles estão prontos para responder às suas perguntas  e ajudar no desenvolvimento de sua empresa, impactando positivamente na satisfação dos seus clientes.

No mercado de tecnologia desde 1999 a A4 Informática, oferece soluções completas em tecnologia. Ao longo deste período desenvolvemos um modelo de trabalho diferenciado, apostando na qualidade de produtos e serviços com alto valor agregado aos nossos clientes.

Temos um portfólio que atende nossos clientes de ponta-a-ponta. Desde computadores e PCs até soluções de infraestrutura em servidores, armazenamento e rede de alto valor agregado, garantindo alto desempenho e disponibilidade.

Deixe um comentário