Armazenamento

Tendências de armazenamento de dados para 2021

Por 12 de janeiro de 2021 Sem comentários

A previsão para 2021 engloba muitos desafios, afinal, onde poderíamos imaginar que teríamos uma pandemia global em 2020 que mudaria drasticamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos.

Com isso em mente, separamos algumas das principais tendências de armazenamento para o próximo ano.

1.   COVID-19 mudará o paradigma de gerenciamento de dados nos próximos anos

Segurança, backup e recuperação em locais remotos têm sido um desafio significativo para as organizações. Isso era verdade mesmo antes da pandemia COVID-19. O problema foi agravado pela atual crise sanitária e pelo trabalho remoto, uma vez que os dados agora são distribuídos e aumentam as vulnerabilidades.

A realidade é que não vamos voltar ao escritório tão cedo. Além do mais, muitas das gigantes de tecnologia, a exemplo do Facebook, Microsoft e Dropbox anunciaram que seus funcionários podem trabalhar permanentemente em casa, mesmo depois de uma vacina amplamente adotada.

Como resultado, as empresas precisam gerenciar e proteger os dados nesses pontos de presença de maneira eficaz. Especificamente, eles precisarão colocar mais ênfase em soluções simples de implementar, de baixo custo e baseadas em nuvem que possam fazer backup e proteger dados de maneira eficaz em ambientes remotos.

2.   O uso de videoconferência irá colocar uma pressão ainda maior na capacidade de armazenamento

Na era da COVID-19, as empresas estão gerando mais dados do que nunca. Pense em todas as videoconferências que agora estão sendo gravadas, compartilhadas e, por fim, armazenadas.

Muitas organizações ainda não percebem que os custos globais de armazenamento de vídeo podem chegar a milhões de dólares anualmente. Em breve, eles enfrentarão uma chamada de alerta à medida que ultrapassam o espaço de armazenamento existente e se esforçam para atender a requisitos de armazenamento de dados muito maiores.

O mesmo é verdade para instituições educacionais e de saúde. Por exemplo, as escolas estão lidando com um crescimento exponencial na quantidade de dados que manipulam, à medida que alunos e professores adotam cada vez mais conteúdo digital, serviços em nuvem e aplicativos online.

Enquanto isso, o aumento da telemedicina e a necessidade de acessar, armazenar e proteger os dados dos pacientes estão aumentando a pressão sobre os sistemas de saúde em todo o mundo.

O impacto de longo prazo do COVID-19 será uma tempestade perfeita de expansão de vídeo e custos excessivos de armazenamento. Os custos globais de armazenamento em nuvem que começam em algumas centenas de dólares por mês podem subir para algumas centenas de milhares de dólares anualmente no curso de poucos anos.

Para ter sucesso nessa realidade de uso intensivo de dados, as organizações precisam de uma maneira eficiente e econômica de expandir suas necessidades de armazenamento e, ao mesmo tempo, melhorar o backup e a recuperação de dados.

Uma nova abordagem de escalabilidade horizontal para armazenamento será essencial. Esse sistema permitirá que as organizações adquiram o armazenamento antecipadamente a um preço razoável e, em seguida, dimensione esse armazenamento de maneira econômica ao longo do tempo.

3.   O armazenamento de dados terá confiança zero

Durante anos, a famosa máxima de segurança era “confiar na verificação”. Mas agora as empresas adotam uma abordagem de confiança zero para a segurança.

Elas removem totalmente a confiança e presumem que tudo, incluindo usuários, terminais, redes e recursos, não são confiáveis e deve ser verificado. Apenas as permissões mínimas são concedidas no momento certo para realizar um trabalho e, em seguida, essas permissões são revogadas imediatamente após a conclusão da atribuição ou transação.

Uma abordagem semelhante logo será adotada quando se trata de proteção de dados. De fato, um novo estudo da Enterprise Management Associates revelou que, devido ao aumento do trabalho remoto durante a pandemia COVID-19, 60% dos compradores de TI aceleraram a implantação de políticas e tecnologias de confiança zero nos últimos meses.

Uma abordagem de confiança zero para backup e gerenciamento de dados ajudará a responder a importantes perguntas de segurança enquanto protege ainda mais os dados corporativos.

4.   O armazenamento de dados e o backup ficarão mais inteligentes

Empresas de diferentes tamanhos agora estão coletando grandes quantidades de dados de aprendizado de máquina e IOT.

Pense, por exemplo, em todos os dados que a Tesla está coletando atualmente de suas centenas de milhares de veículos na estrada como parte de seu esforço para oferecer uma direção verdadeiramente autônoma. Muitas empresas agora estão fazendo o mesmo, coletando e analisando oceanos de dados.

Mas aqui está a questão importante: se sua empresa depende da coleta e análise de dados para operar e ter sucesso, o que acontecerá se esses dados não tiverem um backup completo e serem facilmente recuperáveis?

O que acontece se você perder algum desses dados? Para uma empresa como a Tesla, qualquer problema com os dados pode resultar em mecanismos de algoritmo imprecisos e heurísticas desequilibradas que podem colocar vidas em risco.

A maioria das empresas está pensando principalmente em análise de dados e muito menos em backup de dados ou segurança. Mas, conforme os dados mudam cada vez mais dos ambientes de análise para os de produção, é aí que a proteção se torna crítica.

Ferramentas de armazenamento de ponta dependem cada vez mais de IA e aprendizado de máquina para automatizar o processo de backup de dados.

Dado o tamanho explosivo dos dados corporativos, essas ferramentas inteligentes se tornarão vitais para manter um processo de backup eficiente, que pode reagir com rapidez e sem esforço às mudanças de requisitos, enquanto economiza horas incontáveis ​​em backups manuais.

Em nosso ambiente de trabalho cada vez mais distribuído, o acesso imediato aos dados e a colaboração online são essenciais para todos os negócios em 2021

Em 2021, as organizações devem evoluir e aprimorar seus ambientes digitais e torná-los mais fáceis de operar remotamente.

No entanto, o desafio é que esses ambientes de trabalho remotos geram grandes quantidades de dados críticos que precisam ser protegidos e armazenados de forma adequada.

Ao adotar uma abordagem moderna para armazenamento de dados, as organizações podem transformar seus negócios com mais eficácia e prosperar nessa nova normalidade.

Sobre a A4

No mercado de tecnologia desde 1999 a A4 Informática, oferece soluções completas em tecnologia. Ao longo deste período desenvolvemos um modelo de trabalho diferenciado, apostando na qualidade de produtos e serviços com alto valor agregado aos nossos clientes.

Temos um portfólio que atende nossos clientes de ponta-a-ponta. Desde computadores e PCs até soluções de infraestrutura em servidores, armazenamento e rede de alto valor agregado, garantindo alto desempenho e disponibilidade.

Fale com nossos especialistas: https://a2infotech.com.br/orcamento-contato/

Deixe um comentário